Qual o custo das fraudes? Entenda os impactos para o seu negócio

O mundo digital tem facilitado tarefas de muitos setores. Porém, mesmo que seja inegável toda a praticidade que diversas tecnologias têm proporcionado, o ambiente digital também tem deixado algumas brechas, que favorecem a ação de cibercriminosos, o que pode elevar os custos das fraudes.

Sobretudo, em um contexto de pandemia, em que, conforme os níveis de contaminação foram aumentando, empresas se viram obrigadas a fechar as portas, a fim de conter a propagação do vírus e manter suas operações apenas online.

Com isso, os tipos de ações criminosas foram se diversificando e o número de casos de fraudes, roubos de dados, entre outros golpes, tem aumentado, segundo a Kaspersky.

Esse é cenário preocupante para qualquer empresa, não só por conta dos prejuízos que muito já são falados, como o impacto negativo na imagem da empresa, os gastos com multas e custos com órgãos regulamentadores. Mas além desses problemas, existem outros impactos que podem comprometer qualquer organização.

Quer saber quais são esses impactos, quais custos eles geram e como prevenir o seu negócio? Fique informado com os tópicos que trouxemos:

  • Custos ocultos das fraudes
  • Como o Reconhecimento Facial pode ajudar

Custos ocultos das fraudes

Quando uma fraude acontece, é normal que toda a atenção da empresa fique voltada para ações que minimizem os impactos, evitando que informações sejam perdidas e que as atividades da empresa parem.

Com isso, é inevitável não ter como resultado impactos financeiros, já que o negócio precisa lidar rapidamente com uma situação inesperada. No entanto, essas são algumas das consequências que facilmente inferimos, quando pensamos em golpes cibernéticos.

Porém, de acordo com o levantamento do NuData Security, existem custos das fraudes, os quais muitas pessoas deixam passar despercebidos, mas que merecem atenção. São eles:

- Taxa de autorização ou aceitação bancária

As taxas de autorização ou aceitação bancária são aquelas cobradas quando o banco assume a responsabilidade pelo pagamento de serviços ou produtos, durante o processo de aprovação das compras.

Quando as contas dos clientes da sua empresa são comprometidas, os bancos são notificados sobre a fraude e reduzem automática ou manualmente a taxa de aceitação.

Essa mudança pode afetar todas as compras de outros clientes com contas seguras e restringir as oportunidades de vendas, até que você esclareça o problema com o banco ou comerciante de crédito. E esse é um processo longo e árduo.

- Taxas de conversão

Outro problema são as ações falsas criadas por cibercriminosos, através de novas contas como downloads de avaliação gratuita, avaliações falsas, acúmulo de estoque e compras fraudulentas, que podem distorcer a percepção de sucesso de um produto ou programa.

A partir disso, você pode tomar decisões importantes para continuar ou encerrar uma ação, sem entender completamente a validade do desempenho de seu negócio.

- Valores de transações

Quando a conta do seu cliente com sua empresa é invadida, existe uma boa chance de que os usuários se sintam menos confiantes ​​para usar um cartão de crédito com sua empresa.

Consequentemente, o cliente pode usar outros meios de compra, como cartões de presente ou cartões de compra pré-pagos.

Muitas vezes, esses meios de pagamento podem ter taxas de transação mais altas para sua empresa do que um cartão de crédito ou débito comum. Por exemplo, mesmo que 1% da base de clientes de uma empresa de alta receita mudasse os métodos de pagamento, essa mudança poderia gerar milhões de dólares em custos extras por ano.

- Impacto tecnológico

Já se sabe que a tecnologia pode tornar os negócios mais eficientes, mas tudo isso tem um custo. E tal custo pode ser alterado por pessoas mal intencionadas, prejudicando o uso da ferramenta.

Qualquer tráfego, como tentativas de login, é uma transação que consome largura de banda e energia do servidor.

Se a cada login legítimo na plataforma existam 3 a 5 fraudulentos, cada conta ilegítima que se envolve com sua empresa também equivale a mais espaço no servidor, custos de licenciamento, custos de hospedagem e mão de obra — tudo isso somando mais dinheiro gasto. Ou seja, as fraudes ainda envolvem mais esse custo com hospedagem e servidor.

Como o Reconhecimento Facial pode ajudar

O sistema de reconhecimento facial tem se mostrado seguro, com eficácia comprovada para auxiliar diversos segmentos contra fraudes. Como ele utiliza a identificação de traços da face, é preciso cadastrar o rosto do usuário previamente.

Devido a segurança que a liveness detection proporciona ao reconhecimento facial, todos os processos de validação da identidade dos usuários podem ser feitos aliados a essa ferramenta.

A solução garante segurança, a partir de uma tecnologia que consegue diferenciar se o sistema está interagindo com a pessoa, de fato, ou com um artifício fraudulento, como imagens ou vídeos, por exemplo.

Dessa forma, os negócios podem ter a ajuda do face match nas verificações de identidade. Uma tecnologia que, através da inteligência artificial, consegue fazer uma análise dos rostos e associá-las com a imagem recebida do documento de identificação e, assim, comparar as características da pessoa, como nariz e formato dos olhos.

Com isso, sua empresa consegue se tornar mais segura, confiável e com menos custos. Isso porque, com o reconhecimento facial, os sistemas de identificação se tornam mais precisos, evitando a desvalorização do negócio e falta de confiança dentro do mercado.

Além disso, o processo, sobretudo de prova de vida passiva, otimiza cadastros e logins nas plataformas, diminuindo o tempo gasto com cadastro, sem a necessidade de memorização de senhas difíceis e melhorando a experiência do usuário.

Dessa maneira, a liveness detection representa redução de custos, diminuição de riscos com perdas de dados e perdas financeiras, para negócios que desejam entregar eficiência e segurança.

Com isso, processos de autenticação de identidade, além de monitoramentos internos na segurança, tornam-se totalmente eficientes.

Fuja dos custos das fraudes você também. Conheça mais das soluções de reconhecimento facial da Gryfo e proteja seu negócio!

Originally published at https://gryfo.com.br on February 21, 2022.

--

--

--

Inteligência em Imagens | Vídeos Analíticos | Controle de Processos

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Gryfo

Gryfo

Inteligência em Imagens | Vídeos Analíticos | Controle de Processos

More from Medium

This picture was taken in 1942 and it is of my father in Tashkent having walked from the Vorkuta…

Radix Sort by Saatvik Sinha

Latency arbitrage- What it is and why TickSpread will make it obsolete

A Year at Eagle Creek Park-Part 2 (The Bear Side)