Inovação empresarial: como promovê-la por meio de tecnologias

Estamos em uma sociedade que vive um momento de transformações constantes. E com uma velocidade muito maior. Um simples exemplo, são as compras, tarefa que antes só poderia ser feita com deslocamento a uma loja, pode ser realizada rapidamente em alguns minutos, com um clique.

Inegavelmente, a transformação digital é uma das grandes responsáveis por isso, pois o uso de novas ferramentas têm resultado em novas formas de realizar tarefas, como as validações de identidade que podem ser feitas através de biometria facial.

Sem falar que a chegada de outras gerações, como millenials e centennials, impactou as organizações, já que esses grupos de pessoas exigem experiências individuais e únicas, que atendam suas necessidades, ocasionando essa mudança de mentalidade.

O que temos hoje é um grande ecossistema com pessoas que criam modelos inovadores. Nesse contexto, promover a inovação nas empresas é mais que necessário para manter a posição no mercado, melhorar a relação com os clientes e aumentar a capacidade adaptativa às mudanças constantes.

Conceitos como Machine Learning, Inteligência Artificial e Big Data, por exemplo, estão cada vez mais presentes e têm ajudado a promover inovações, como o uso de reconhecimento facial, realidade aumentada e dados inteligentes, o que melhora, e muito, o trabalho e a entrega de serviços e produtos.

Por isso, nessa leitura, você poderá entender como promover a inovação na sua empresa através da tecnologia, saber por que um ambiente empresarial inovador é necessário e qual o melhor caminho para alcançar esse objetivo.

Veja o que você irá encontrar aqui:

  • Qual a importância de promover a inovação?
  • Melhores ferramentas e tecnologias para inovação nas empresas
  • Inovação é mais que pura tecnologia
  • Tecnologia de Reconhecimento Facial é uma das maiores tendências atuais

Qual a importância de promover a inovação empresarial?

Um dos fatores mais relevantes de promover inovação tecnológica é a necessidade de se manter atual. A sociedade está em constante mudança e, para atender os anseios dela, acompanhar a transformação é essencial.

Além disso, o uso de novas tecnologias proporciona inúmeros benefícios nas organizações, o que se reflete nitidamente nos resultados com mais rapidez e melhora na qualidade das entregas.

Entre os principais benefícios, a inovação tecnológica aumenta a produtividade, melhora a qualidade da experiência dos clientes, melhora o engajamento entre os funcionários e reduz custos.

Vale ressaltar que ter funcionários motivados e engajados é fundamental para que o trabalho seja feito com qualidade. Quando os recursos de novas tecnologias são integrados, favorecem a aproximação da equipe, tornando-a mais produtiva.

Outro fator importante, é que fica quase impossível alcançar a qualidade que o mercado exige sem acompanhar a transformação tecnológica. Isso porque, a adequação aos novos recursos tem sido um pilar que assegura destaque e competitividade entre as empresas.

No geral, esses recursos otimizam a performance dos negócios, melhoram a qualidade dos serviços e ajudam a entregar melhores produtos para os clientes, os quais estão cada vez mais exigentes.

Por isso, estar inserido na inovação garante que sua empresa utilizará soluções desenvolvidas para melhorar processos e, consequentemente, a entrega de seu produto.

Mas, apesar de agregar várias vantagens, existem pontos para atenção. O primeiro é a análise das melhores ferramentas para seu negócio, bem como para a necessidade do mercado. E o segundo ponto, muito relevante, é estar atento em preparar a equipe para a inovação.

Vamos abordar mais esses aspectos nos próximos tópicos.

Melhores ferramentas e tecnologias para inovação empresarial

Para implementar a inovação empresarial é preciso analisar quais as ferramentas e tecnologias estão ganhando destaque no mercado e, principalmente, verificar como ela pode agregar ao negócio.

Afinal, a inovação é utilizada com a finalidade de acelerar e melhorar os processos, sendo fundamental que ela esteja aliada com as ferramentas, para tornar os negócios mais sólidos.

Entretanto, independente do nicho em que sua empresa atua, algumas tecnologias são comuns quando o objetivo é otimização e melhora da performance, sendo até imprescindíveis para as empresas que desejam se manter relevantes. Veja as principais:

Big Data

Essa área de conhecimento estuda como tratar, analisar e obter informações através de conjunto de dados, mesmo que grandes.

Sabemos que as empresas acabam tendo um grande volume de dados e é importante saber o que fazer com eles, pois são valiosos para definir métricas no negócio.

Por isso, unir o big data e a inteligência analítica gera insights preciosos e certeiros para as organizações. Com isso, fica mais fácil segmentar o público da empresa, fazer análises comparativas, mensurar a satisfação dos clientes, bem como as estratégias necessárias para melhorias no funcionamento.

Cloud Computing

A computação em nuvem permite o armazenamento de dados na nuvem, garantindo o uso remoto de recursos da computação através da conexão com a internet.

Essa é uma solução que promove redução de custos com infraestrutura, economia de espaços, centralização da informação, escalabilidade e, além de tudo, atende a necessidade de home office. Pois, dessa forma, os funcionários conseguem executar o trabalho acessando por qualquer dispositivo.

Automação

Existem muitas tarefas nas empresas que são repetitivas ou que necessitam de atenção para evitar erros. Para essas tarefas — como relatórios, comunicações rotineiras ou processos de marketing -, a automação é uma excelente alternativa.

Com ela, a empresa consegue otimizar as atividades, entregar as soluções aos clientes de maneira mais rápida e eliminar erros, que nós humanos estamos sujeitos a cometer.

Por isso, essa é uma tendência para melhorar os processos nas empresas. E já existem muitos tipos de ferramentas e máquinas capazes de fazer inúmeros processos, para facilitar o cotidiano, como a utilização de um ERP em nuvem, Google Cloud, Selenium, entre outras.

Ferramentas de organização e gerenciamento para inovação empresarial

As ferramentas de organização e gerenciamento são muito usadas por gerentes de projeto, mas podem ser usadas em qualquer tipo de trabalho e por qualquer pessoa da equipe.

A grande vantagem é que, ferramentas como essas, conseguem oferecer uma visão mais ampla das tarefas e dos prazos. Por isso, é um dos recursos inovadores que permitem acompanhar a velocidade do mercado.

Sistema integrado

Muitas delas oferecem opções gratuitas como o Trello, por exemplo. Mas existem outras que podem atender melhor a demanda da empresa como Asana, Clarizen, Canvas etc.

O objetivo de um sistema integrado é garantir que todas as informações da empresa estejam disponíveis para os diferentes setores, áreas e funcionários.

Design Thinking

É um software, ou um conjunto dele, que promove interação entre todos os componentes da empresa. Isso garante processos mais produtivos, já que o problema de comunicação entre setores gera retrabalho e tarefas incompletas. E a tendência é que sistemas e canais de comunicação se tornem cada vez mais eficientes.

Essa é uma abordagem que as empresas inovadoras estão usando, a qual busca soluções para os problemas do negócio de forma colaborativa, com a perspectiva de empatia máxima com seus stakeholders (interessados).

Reconhecimento facial

Ou seja, as pessoas são colocadas no centro do desenvolvimento do produto, gerando serviços que atingem maior satisfação. Isso porque, a perspectiva das soluções propostas vão de encontro às expectativas dos usuários.

Uma tecnologia que está sendo cada vez mais procurada pelas empresas. Afinal, através dela é possível melhorar os processos de segurança com precisão, sendo uma das principais tendências atuais.

Inovação empresarial é mais que pura tecnologia

A utilização da biometria facial tem dado agilidade, segurança e eficiência nos processos que necessitam da validação de identidade do usuário. Assim, pode ser utilizada como recurso no controle de acesso, marcação de ponto e até nas estratégias de marketing.

Como vimos, existem muitas ferramentas, abordagens e novas tecnologias que ajudam a promover a inovação na empresa.

No entanto, apenas a utilização de novas tecnologias não caracteriza a inovação da empresa, de fato. Isso porque, de nada adianta um alto investimento em recursos tecnológicos se dentro da empresa não implantarem a cultura da inovação.

Qualquer movimento de transformação organizacional exige responsabilidade, resiliência e entendimento sobre a complexidade do processo. Por isso, antes de mais nada, é preciso criar um ambiente propício para o uso de novas tecnologias.

Nesse sentido, os líderes têm um papel crucial de guiar a equipe, mostrando as melhorias da implementação, abordando as dúvidas e dando feedback contínuo.

Tecnologia de Reconhecimento Facial é uma das maiores tendências para inovação empresarial

Assim, para que a inovação funcione, é preciso que a equipe tenha um pensamento inovador.

A tecnologia de reconhecimento facial tende a ser disruptiva para diversos setores. Devido a sua eficiência, já tem sido implementada para validar acesso em eventos, locais privados em empresas, acessos em condomínios e validações de pagamentos.

Outros setores também estão inovando com a biometria facial, como na área da saúde, em que pode ser uma aliada para detectar autismo ou nos aeroportos, para reduzir as filas de check-in.

Também tem sido uma forma rápida e segura de marcação de ponto dos funcionários, podendo utilizá-la no home office ou em localidades de difícil acesso, apenas com a câmera do celular, garantindo que não haja contato com superfícies ou entre pessoas, o que é uma demanda urgente em tempos de pandemia.

De fato, essas e outras tecnologias estão chegando para ficar. E as empresas que pretendem alcançar sucesso ou se manterem relevantes, precisam acompanhar esse processo.

Portanto, não adie o sucesso da sua empresa. Busque as melhores formas de implementar a inovação através das tecnologias que estão no mercado a seu favor.

Inclusive, a Gryfo trabalha com várias soluções de reconhecimento facial que podem te ajudar a implementar a inovação na sua organização, através do uso de inteligência artificial aplicada à visão computacional. O que ajuda a monitorar processos e tomar decisões rápidas, gerando economia e eficiência. Fale com a gente e descubra as melhores soluções para sua aplicação.

Originally published at https://gryfo.com.br on June 14, 2021.

Inteligência em Imagens | Vídeos Analíticos | Controle de Processos

Inteligência em Imagens | Vídeos Analíticos | Controle de Processos