Importância da diversidade no Reconhecimento Facial

A tecnologia de Reconhecimento Facial (RF) tem sido umas das mais procuradas pelas empresas ultimamente. O destaque se deve a sua praticidade, rapidez e ausência de contato físico. O sistema utiliza algoritmos para detectar se os dados cadastrados são os mesmos da imagem recebida. Assim, é possível liberar a ação do usuário através da biometria facial. Sem dúvidas, essa é uma tecnologia fantástica e que proporciona benefícios para vários setores, mas que tem esbarrado em uma discussão necessária: a importância de ter como base a diversidade no Reconhecimento Facial.

Questões éticas devem estar aliadas com os avanços tecnológicos

Alguns casos de RF têm demonstrado falhas de falsos positivos e falsos negativos, sobretudo, ao tentar a leitura facial de pessoas negras e asiáticas, em comparação com a população branca.

Mas a questão é que esse não é um problema da tecnologia, de fato, e sim da intervenção humana nos processos de aprendizagem de máquina. Isso demonstra que é preciso um olhar atencioso de quem realiza soluções com RF, pois é preciso garantir que existam registros de imagens, suficientes para contemplar uma tecnologia que beneficie a todos, sem exceções.

Até porque, a falta de empatia reflete em problemas sérios de constrangimento, racismo e até penas legais aplicadas para uma pessoa que não transgrediu a lei.

Assim, é fundamental que tecnologias de RF sejam analisadas, testadas e melhoradas, continuamente para evitar vieses nos algoritmos. Ou seja, como as máquinas aprendem com os humanos, caso não haja transparência e diversidade, os algoritmos reconhecerão apenas o que faz parte do ciclo social do desenvolvedor.

Esse é um assunto que merece ser fomentado. Por isso, para reforçar a nossa responsabilidade nas soluções com RF confiáveis, nós da Gryfo preparamos o ebook Diversidade e transparência no Reconhecimento Facial, para que você entenda a importância de ter uma equipe preparada, que entregue produtos de valor. Confira na íntegra, clicando aqui.

Boa leitura!

Originally published at https://gryfo.com.br on June 28, 2021.

Inteligência em Imagens | Vídeos Analíticos | Controle de Processos

Inteligência em Imagens | Vídeos Analíticos | Controle de Processos