A biometria facial em canteiro de obras é sinônimo de controle de acesso e de preservação, mas, antigamente, essas vantagens não eram sequer cogitadas. Isso porque o ambiente da construção civil é marcado pelo intenso fluxo de pessoas e grande circulação da mão de obra.
Uma vez implementada, a biometria facial se torna o diferencial que toda empresa precisa em um mercado tão competitivo quanto o de construção civil busca. Sendo assim, confira o material que elaboramos sobre o tema e entenda como automatizar o controle de acesso nesse ramo. Acompanhe nos tópicos a seguir:
- As vantagens do reconhecimento facial em canteiro de obras
- A onda da transformação digital na construção civil
- Como automatizar o controle de acesso na construção civil
As vantagens do reconhecimento facial em canteiro de obras
O reconhecimento facial como recurso para identificação biométrica marca o auge no que se refere ao controle de fluxo de mão de obra circulante, bloqueio e desbloqueio de acesso.
Esse avanço todo vem acompanhado de algumas facilidades que se mostraram indispensáveis para o sucesso e finalização de obras. Veja os exemplos trazidos:
Custo-benefício
A implantação da plataforma de reconhecimento facial passou por um barateamento de custo, dessa forma, ela se torna mais acessível e entrega um resultado tecnológico de primeira qualidade.
Acesso que dispensa o toque
Essa é uma das principais vantagens, especialmente por conta da pandemia do coronavírus. A biometria facial em canteiro de obras permite que o rosto das pessoas facilite seu acesso. Assim, os colaboradores não precisam mais digitar senhas, inserir cartões, acionar a passagem com a digital nem nada semelhante a isso, que exija contato.
Reconhecimento facial a distância
A leitura biométrica por reconhecimento facial pode ser realizada por uma máquina que permite a identificação a uma distância de dois metros em média. Isso facilita o acesso e o atendimento de mais pessoas. Além disso, o acesso automatizado evita aglomerações durante a entrada e a saída das pessoas.
Controle de fluxo
Com a biometria facial em canteiro de obras, a empresa passa a ter em mãos o controle total de todas as pessoas que estão presentes na obra. Isso significa o fim das fraudes e dos processos em casos de inconsistência em registros de ponto.
A onda da transformação digital na construção civil
Todas as vantagens mencionadas no tópico anterior só são possíveis por conta da transformação digital, também conhecida como Indústria 4.0.
A quarta revolução industrial marca o avanço crescente da tecnologia, a necessidade da automação dos processos e o boom da internet. A inserção da transformação digital no ramo construtivo ainda é recente, mas os novos métodos têm se mostrado eficientes quanto à qualidade das obras e os rumos da gestão delas.
Por isso, muitas empresas estão buscando tais reforços tecnológicos, todos desenvolvidos a partir da relação de nove tecnologias centrais para terem mais inovação em seus negócios. São elas:
- Inteligência Artificial;
- Internet das Coisas;
- Big Data;
- Robótica;
- Manufatura Aditivada;
- Automação;
- Computação em nuvem;
- BIM;
- Wearables (dispositivos utilizáveis).
O reconhecimento facial em canteiro de obras é realizado através da visão computacional, mas esse não é o único recurso que a onda da transformação digital trouxe para o ramo da construção civil.
A digitalização de forma geral proporciona o controle de chegada e de partida de materiais com mais eficiência. Do mesmo modo que costuma gerar mais praticidade e alertas para os gestores no que tange as quantias, os gêneros, as informações de compra e entrega, bem como outras informações relevantes para desenvolver o trabalho em obras.
Quer saber mais como isso pode ser percebido no setor construtivo? Continue a leitura!
Como automatizar o controle de acesso na construção civil
Controle de acesso não é apenas a permissão de entrada ou de saída das pessoas que trabalham nas obras. Acesse o link para outras soluções em reconhecimento facial e veja a seguir exemplos no setor de construção civil!
A automatização do controle de exames ocupacionais também está presente no monitoramento por biometria facial. Com ela, existe a associação automatizada do histórico dos exames dos colaboradores com os dados de entrada.
O resultado disso é que a empresa pode verificar a relação de funcionários que estão com seus exames de saúde ocupacional e de audiometria atualizados. Afinal, essa é uma exigência legal para permitir a entrada dos colaboradores nos canteiros de obra.
Outra forma de automatização é pela instalação de câmeras para identificar veículos que podem acessar o local. Ao invés da face, o sistema faz o reconhecimento da placa e do modelo do automóvel para melhor monitorar o acesso e o tempo de permanência.
A automatização pode ser feita através de sistemas locais para realizar o processamento dos dados de forma mais ágil e assim autorizar ou negar o acesso das pessoas ao canteiro de obras.
Seja qual for a sua necessidade, o reconhecimento facial em canteiro de obras sempre estará associado ao avanço do seu objetivo. Assim, conte com a Gryfo para essa empreitada de sucesso!
Originally published at https://gryfo.com.br on July 19, 2021.