Biometria facial em canteiro de obras: como controlar seu acesso

A biometria facial em canteiro de obras é sinônimo de controle de acesso e de preservação, mas, antigamente, essas vantagens não eram sequer cogitadas. Isso porque o ambiente da construção civil é marcado pelo intenso fluxo de pessoas e grande circulação da mão de obra.

Uma vez implementada, a biometria facial se torna o diferencial que toda empresa precisa em um mercado tão competitivo quanto o de construção civil busca. Sendo assim, confira o material que elaboramos sobre o tema e entenda como automatizar o controle de acesso nesse ramo. Acompanhe nos tópicos a seguir:

  • As vantagens do reconhecimento facial em canteiro de obras
  • A onda da transformação digital na construção civil
  • Como automatizar o controle de acesso na construção civil

As vantagens do reconhecimento facial em canteiro de obras

O reconhecimento facial como recurso para identificação biométrica marca o auge no que se refere ao controle de fluxo de mão de obra circulante, bloqueio e desbloqueio de acesso.

Esse avanço todo vem acompanhado de algumas facilidades que se mostraram indispensáveis para o sucesso e finalização de obras. Veja os exemplos trazidos:

Custo-benefício

A implantação da plataforma de reconhecimento facial passou por um barateamento de custo, dessa forma, ela se torna mais acessível e entrega um resultado tecnológico de primeira qualidade.

Acesso que dispensa o toque

Essa é uma das principais vantagens, especialmente por conta da pandemia do coronavírus. A biometria facial em canteiro de obras permite que o rosto das pessoas facilite seu acesso. Assim, os colaboradores não precisam mais digitar senhas, inserir cartões, acionar a passagem com a digital nem nada semelhante a isso, que exija contato.

Reconhecimento facial a distância

A leitura biométrica por reconhecimento facial pode ser realizada por uma máquina que permite a identificação a uma distância de dois metros em média. Isso facilita o acesso e o atendimento de mais pessoas. Além disso, o acesso automatizado evita aglomerações durante a entrada e a saída das pessoas.

Controle de fluxo

Com a biometria facial em canteiro de obras, a empresa passa a ter em mãos o controle total de todas as pessoas que estão presentes na obra. Isso significa o fim das fraudes e dos processos em casos de inconsistência em registros de ponto.

A onda da transformação digital na construção civil

Todas as vantagens mencionadas no tópico anterior só são possíveis por conta da transformação digital, também conhecida como Indústria 4.0.

A quarta revolução industrial marca o avanço crescente da tecnologia, a necessidade da automação dos processos e o boom da internet. A inserção da transformação digital no ramo construtivo ainda é recente, mas os novos métodos têm se mostrado eficientes quanto à qualidade das obras e os rumos da gestão delas.

Por isso, muitas empresas estão buscando tais reforços tecnológicos, todos desenvolvidos a partir da relação de nove tecnologias centrais para terem mais inovação em seus negócios. São elas:

  • Inteligência Artificial;
  • Internet das Coisas;
  • Big Data;
  • Robótica;
  • Manufatura Aditivada;
  • Automação;
  • Computação em nuvem;
  • BIM;
  • Wearables (dispositivos utilizáveis).

O reconhecimento facial em canteiro de obras é realizado através da visão computacional, mas esse não é o único recurso que a onda da transformação digital trouxe para o ramo da construção civil.

A digitalização de forma geral proporciona o controle de chegada e de partida de materiais com mais eficiência. Do mesmo modo que costuma gerar mais praticidade e alertas para os gestores no que tange as quantias, os gêneros, as informações de compra e entrega, bem como outras informações relevantes para desenvolver o trabalho em obras.

Quer saber mais como isso pode ser percebido no setor construtivo? Continue a leitura!

Como automatizar o controle de acesso na construção civil

Controle de acesso não é apenas a permissão de entrada ou de saída das pessoas que trabalham nas obras. Acesse o link para outras soluções em reconhecimento facial e veja a seguir exemplos no setor de construção civil!

A automatização do controle de exames ocupacionais também está presente no monitoramento por biometria facial. Com ela, existe a associação automatizada do histórico dos exames dos colaboradores com os dados de entrada.

O resultado disso é que a empresa pode verificar a relação de funcionários que estão com seus exames de saúde ocupacional e de audiometria atualizados. Afinal, essa é uma exigência legal para permitir a entrada dos colaboradores nos canteiros de obra.

Outra forma de automatização é pela instalação de câmeras para identificar veículos que podem acessar o local. Ao invés da face, o sistema faz o reconhecimento da placa e do modelo do automóvel para melhor monitorar o acesso e o tempo de permanência.

A automatização pode ser feita através de sistemas locais para realizar o processamento dos dados de forma mais ágil e assim autorizar ou negar o acesso das pessoas ao canteiro de obras.

Seja qual for a sua necessidade, o reconhecimento facial em canteiro de obras sempre estará associado ao avanço do seu objetivo. Assim, conte com a Gryfo para essa empreitada de sucesso!

Originally published at https://gryfo.com.br on July 19, 2021.

--

--

--

Inteligência em Imagens | Vídeos Analíticos | Controle de Processos

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Gryfo

Gryfo

Inteligência em Imagens | Vídeos Analíticos | Controle de Processos

More from Medium

An Introduction to Image Blending

How to enable TensorFlow to use GPU drivers on Windows

Pleora Heads to Photonics West

Moscone Center, San Francisco for Photonics West 2022.

Generative Facial Prior GAN(GFP-GAN) Explained